por Ismael Gobbo

O Surgimento

A Aliança Espírita “Varas da Videira” surgiu a partir de reuniões domiciliares que eram realizadas na casa do Sr. Francisco Martins Filho, na Rua Bandeirantes, 351.

No dia 21 de abril de 1949, o grupo deliberou que seria formado um núcleo para estudos e práticas da Doutrina Espírita, elegendo para tanto uma diretoria provisória assim constituída: Presidente, Francisco Martins Filho; Secretário, Sálvio Costa e, Tesoureiro, Paulo Noce. Convencionaram, também, que as reuniões passariam, a partir de então, a ser realizadas na casa do Sr. João Crivelin I, que foi o doador do terreno para a construção da sede própria, anexo à sua casa, na Rua Bernardino de Campos.

Uma segunda reunião foi realizada no dia 26 de abril, deliberando que o grupo realizaria em caráter experimental três reuniões semanais, duas práticas e uma teórica, nas terças-feiras, quintas-feiras e sábado. Foi definido o nome da entidade – Aliança Espírita “Varas da Videira” – e dada incumbência à diretoria provisória para redigir o Estatuto.

Em 6 de junho de 1949, na terceira reunião, ficou definido que a fundação seria no dia 11 de junho, com a leitura e aprovação do estatuto.
Finalmente, no dia 11 de junho de 1949, com a leitura e aprovação do Estatuto é definitivamente constituída a Aliança Espírita “Varas da Videira”.
A primeira diretoria definitiva foi eleita em 13 de agosto de 1949 com a seguinte formação: Presidente, Francisco Martins Filho; vice-presidente: Victor Bombonatti; primeiro-secretário, Sálvio Costa; segundo-secretário, Francolino Ribeiro e, tesoureiro, Paulo Noce.

Na assembléia de 29 de janeiro de 1950 foi formada uma Comissão para construção da sede própria, cuja conclusão se deu por volta de 1955.

A posição do “Varas da Videira”, localizado no centro da cidade foi, por muito tempo, sede de importantes eventos promovidos pelo movimento espírita de Araçatuba, além de oferecer suas instalações em prol dos trabalhos unificacionistas, especialmente da União Municipal Espírita.

Na Aliança, além das reuniões privativas são abertas ao público:
ESDE - Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita, às segundas-feiras as 20 hs;
EXPLANAÇÃO DO EVANGELHO E PASSE às terças-feiras, às 14hs, quintas-feiras, às 9hs, sextas-feiras, às 20hs e domingos às 8h45min.
EVANGELIZAÇÃO INFANTIL às sextas-feiras às 20hs
MOCIDADE ESPÍRITA aos domingos 10h 30min

Casa da Caridade

O tempo foi passando e, com as atividades doutrinárias e assistenciais crescendo, verificou-se a necessidade de ampliação do espaço físico, optando-se por fazê-la em um bairro pobre da periferia.

Coincidindo com a aspiração, a entidade recebeu um terreno no bairro Umuarama, através de doação feita por uma pessoa que pediu sigilo sobre seu nome. A partir daí outros importantes óbolos foram se somando, permitindo o erguimento de uma ampla construção, possibilitando a implantação de várias frentes de trabalho que, além de atender centenas de pessoas carentes, oferece preciosas oportunidades às dezenas de colaboradores. A inauguração se deu no dia 3 de novembro de 1990.

Inicialmente começou a ser servida a sopa aos sábados à tarde. Hoje a sopa é servida às segundas, quartas e sábado. Aos poucos, foram surgindo os vários cursos para atender as pessoas que querem e precisam aprender algo. Dentre eles destacamos: cursos de corte e costura, crochê, bordado, tricô, informática, alfabetização de adultos, gestantes, recebimentos e doações de roupas usadas e mantimentos. Ressalte-se que em todos os cursos, se faz a leitura e explanação do Evangelho. A reunião pública ocorre às terças-feiras às 20hs com explanação de perguntas de O Livro dos Espíritos e Evangelho seguidos da transmissão de passes.
E, assim, paulatinamente a Aliança Espírita “Varas da Videira” vai elaborando outros projetos de trabalho, não só para atender a grande comunidade de necessitados que buscam auxílio material, mas, sobretudo, oferecer-lhes o necessário esclarecimento espiritual oferecido pela Doutrina Espírita.

(Ismael Gobbo, Presidente da AEVV)

FacebookWhatsAppTwitterLinkedInPinterestGoogle Gmail