18 de Setembro

Noticias do Movimento Espírita

Araçatuba, SP, Sábado, 18 de setembro de 2010

Compiladas por Ismael Gobbo

Se te for possível repasse em suas listas de contatos

     

Primeiro Simpósio Espírita Canadense

Montreal, Canadá

  

 

  

Sandra Mussi

Presidente

Conselho Espirita Canadense

Canadian Spiritist Council/Conseil Spirite Canadien smussi@canadianspiritistcouncil.com

  

  

(Informação em email de Sandra Mussi)

  

 

Montreal, Québec, Canadá. Foto http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Mont.jpg

  

     

Leia o Boletim Informativo do CEBM

Rio de Janeiro, RJ

 

Acesse aqui: http://www.bezerramenezes.org.br/

 

 

IX Femeu- Festival de Música Espírita de

Uberaba, MG

 

IX FEMEU – FESTIVAL DE MÚSICA ESPÍRITA DE UBERABA

A UMEU – União da Mocidade Espírita de Uberaba irá realizar o IX FEMEU – Festival de Música Espírita de Uberaba, no dia 13 de novembro de 2010, no Centro Espírita Uberabense, em Uberaba-MG.

O IX FEMEU é um Festival de composições inéditas, voltado à temática espírita e tem como objetivos: Valorizar a arte produzida no movimento espírita; Incentivar a participação e criação artística das músicas espíritas; Proporcionar a descoberta de novos talentos no movimento espírita; Divulgar a música espírita, elevando o espírito; Promover o intercâmbio artístico e cultural em todo o Território Nacional; Comemorar o Centenário de Nascimento de Francisco Cândido Xavier.

O IX FEMEU conta com o apoio da: AME – Aliança Municipal Espírita de Uberaba, da UEM – União Espírita Mineira; da ABRARTE – Associação Brasileira de Arte Espírita; da FEB – Federação Espírita Brasileira; da empresa TOP SOM; Livraria Espírita Emmanuel; do Centro Espírita Uberabense; dos artistas plástico Rhaavi Dionísio (Uberaba-MG) e Julio Cesar Chiovatto (Caldas Novas); das editoras espíritas: CEC – Uberaba, GEEM, IDE, LEEPP, CANDEIA, CEU; de Eduardo Saad (sonorização); de Vision DVD (filmagem); da empresa de publicidade SOLIS; da Câmara Municipal de Uberaba, e do jornal A Flama Espírita.

As inscrições estão abertas de 13 de setembro à 22 de outubro.

Os vencedores receberão:

1º Lugar: (01 violão, 01 troféu e livros espíritas)

2º Lugar: (01 troféu e livros espíritas)

3º Lugar: (01 troféu e livros espíritas)

Melhor Arranjo: (01 troféu e livros espíritas)

Melhor Letra: (01 troféu e livros espíritas)

Melhor Intérprete: (01 troféu e livros espíritas)

Melhor Música Eleita pelo Público Presente: (01 troféu e livros espíritas)

         Neste ano, o IX FEMEU será em âmbito nacional e fará parte das comemorações do Centenário de nascimento de Chico Xavier.

         Para conhecer a história de todos os festivais de música de Uberaba, acesse o site: http://femeu.blogspot.com/.

Solicite o Regulamento e a Ficha de Inscrição do IX FEMEU pelo e-mail: lcsouza@terra.com.br ou pelos telefones: (34) 3322-2140 ou (34) 9969-7191, com Luiz Carlos de Souza.

FEMEU NO YOUTUBE

         Você pode assistir no site do youtube (www.youtube.com.br) todas as músicas do VII e VIII FEMEU – Festival de Música Espírita de Uberaba.

Para ouvir todas as músicas, digite a palavra FEMEU.

O VII FEMEU foi realizado no dia 27/09/2008 e o VIII FEMEU em 24/10/2009, ambos no Centro Espírita Uberabense, em Uberaba-MG.

Vale a pena apreciar!

 

Luiz Carlos de Souza

Coordenador do IX FEMEU

 

(Informações recebidas em email de Luiz Carlos de Souza)

 

 

Programação da TV Alvorada Espírita

 

Transmissões
AO VIVO

http://www.tvalvoradaespirita.com.br/

Palestras:
2a. feira – 14h
2a. feira – 20h
5a. feira – 20h

Estudos:

4a. feira – 20h O livro dos espíritos

 

(Informação em email de Gislaine Pascoal)

 

 

Encontro da Juventude Espírita 2010

Catanduva, SP

 

(Informação em email de José Aparecido dos Santos)

 

Leia o Jornal Espírita de Uberaba

Uberaba, MG

 

Acesse aqui: http://www.jornalespiritadeuberaba.com/EDIÇÕES%20ANTERIORES.htm

 

 

ABRAPE Curso psicoterapia breve de base Psicanalítica

Sorocaba, SP

 

(Informação em email da ABRAPE)

 

Agenda de palestras no Maria Benta

São Paulo

 

(Informações em email de Jorge Rezala)

 

Rua Vieira Portuense, 341 – Jabaquara – SP.

 

Datas

Palestrantes

Temas

 

 

13/09, 2ªf, 20h

 

 

Federação Espírita do Estado de São Paulo.

Sérgio Pinheiro da Silva: Expositor da Maria Benta, espírita desde 1978, militante político desde 1982, formado em psicologia em1985, profissão na qual já foi diretor de centros de orientação para crianças e adolescentes   pela prefeitura de São Paulo e de unidade de saúde para pacientes graves de saúde mental. Psicólogo clínico há 25 anos. Maiores detalhes, favor acessar: www.sergiopsicologo.com

 

 

 

 

Harmonização Musical: Itamar Santiago

 

O Consolador Prometido.

Política e Espiritismo. Resumo: Mais uma vez às vésperas de eleições políticas, devemos pensar nosso posicionamento como kardecistas. Kardec nos recomenda uma religiosidade engajada, atuante no mundo em que vivemos para promover a melhoria do ambiente social e espiritual que nos cerca. O Capítulo das Leis Morais do Livro dos Espíritos, no segmento ‘Lei do Progresso’ inspira-nos a pensar a sociedade como um reflexo de nossa personalidade, e a evolução do mundo como a nossa própria evolução pessoal; se uma se faz com o aperfeiçoamento das leis, a nossa requer a reforma íntima, que é a mudança de comportamento baseada na reflexão dos ensinamentos de Jesus e dos espíritos superiores.

 

20/09, 2ªf, 20h

 

 

Mara Sucena: Professora Secundária – Matemática,
Diretora da Associação Espírita Mãos Unidas, Responsável pela Orientação Espírita da Infância e do Jovem e Oradora e Divulgadora do Projeto Imagem.

 

 

Harmonização Musical: Grupo Vocal Sábado de Sol.

 

Há 2000 anos. Resumo: História central do livro “Há 2000 Anos”, de Emmanuel, que conta o drama das famílias Lentulus e Severus, durante o primeiro século do cristianismo, com ênfase no desenrolar das tramas que levaram à crucificação de Jesus.

 

27/09

2ªf, 20h

 

 

Heloísa Pires:  Matemática, física, escritora e pedagoga, espírita renomada, conferencista nacional e internacional, proferiu palestras em Portugal, Estados Unidos, etc. Filha do saudoso e ilustre espírita José Herculano Pires, por  onde passou deixou o rasto luminoso da cultura espírita, encantando quem a ouviu, sendo considerada como um dos elementos-chave do movimento espírita brasileiro.

Heloísa é mundialmente conhecida como oradora e conferencista tendo realizado palestras em diversos Países da Europa e Estados Unidos.

É apresentadora do programa “O Espírito e o Tempo”, na Rádio Boa Nova e autora dos livros:  “Herculano Pires, o Homem no Mundo” , “Educação Espírita” , Educar para Ser Feliz” , “Preparados para a Vitória” , “Renovação por Amor” e “Maria Antonieta, a volta de uma Rainha. 

Heloísa Pires é participante ativa em congressos nacionais e internacionais e articulista em diversos Jornais e Revistas Espíritas.

  Harmonização Musical: Coral Cantares.

A Vida e Obra de Léon Denis.

Léon Denis (Foug, 1 de janeiro de 1846Tours, 12 de Março de 1927) foi um filósofo espírita e um dos principais continuadores do espiritismo após a morte de Allan Kardec, ao lado de Gabriel Delanne e Camille Flammarion. Fez conferências por toda a Europa em congressos internacionais espíritas e espiritualistas, defendendo ativamente a idéia da sobrevivência da alma e suas conseqüências no campo da ética nas relações humanas. Fonte: Wikipédia.

 

 

Palestra com lançamento do livro “Morte”

Mineiros do Tietê, SP

 

REPUBLICAMOS PORQUE  NO EMAIL ANTERIOR A CIDADE DO EVENTO ESTÁ INCORRETA

(Informação em email da USE/Jaú)

 

Peça Teatral : Célia Lucius, Santa Marina

Recife, PE

 

Peça Teatral : Célia Lucius- Santa Marina

Grupo de Teatro Anália Franco – Fraternidade Peixotinho

Local : Teatro Barreto Júnior – Recife – PE

Dias : 24  de setembro 2010

Horário: 20 h

Entrada:  INTEIRA : R$20,00   e    MEIA R$ 10,00  ( Promoção meia entrada  para todos)

F: 81 – 33423971

www.fraternidadepeixotinho.org.br

CÉLIA LUCIUS/SANTA MARINA

Célia Lucius, Santa Marina é o título de um livro escrito pelo médico, escritor e orador espírita, Flávio Mussa Tavares, em que o autor apresenta o resultado de laboriosa pesquisa iniciada pelo Professor Clóvis Tavares, seu pai, que teve longa militância espírita no Brasil. Na verdade, o livro do Dr. Flávio complementa e conclui uma pesquisa que seu genitor empreendeu quando esteve reunindo o material de um de seus livros, A Mediunidade dos Santos. Compulsando a hagiografia nas bibliotecas do Vaticano e do Líbano, o Professor Clóvis descobriu relatos sobre a vida de uma Santa Marina, muito venerada pelos cristãos maronitas do Líbano e correspondente região geográfica. Segundo revelavam os documentos consultados, Santa Marina teria ocultado sua condição feminina sob a vestes de um monge que teria vivido num convento da Bitínia, província romana localizada ao norte da Ásia Menor.

Esse foi o ponto de contato que fez o autor de Mediunidade dos Santos ligar a vida de Santa Marina à personagem Célia Lucius, protagonista do romance de Emmanuel, psicografado por Chico Xavier, 50 Anos Depois. A par dessa coincidência, muitas outras foram detectadas, a partir do próprio nome adotado pela personagem Célia Lucius no convento onde se internou nos últimos anos de sua vida – Irmão Marinho. Além das semelhanças encontradas entre as duas biografias, a documental e a narrada no romance mediúnico, uma informação do Espírito Emmanuel, no prefácio do citado romance, fortalece a idéia de que são a mesma pessoa: “É a história de um sublime coração feminino que se divinizou no sacrifício e na abnegação, confiando em Jesus, nas lágrimas de sua noite de dor e de trabalho, de reparação e de esperança. A Igreja Romana lhe guarda, até hoje, as generosas tradições, nos seus arquivos envelhecidos, se bem que as datas e as denominações, as descrições e apontamentos se encontrem confusos e obscuros, pelo dedo viciado dos narradores humanos”.

Trata-se, pois, de precioso documento, que comprova, entre outras coisas, algo muito importante para a divulgação do Espiritismo, que é a historicidade dos romances ditados pelo Espírito Emmanuel, através da mediunidade de Francisco Cândido Xavier. São romances históricos em que o caráter documental prevalece sobre o conteúdo ficcional. São, pois, narrativas da história do cristianismo, fiéis ao labor missionário dos cristãos primitivos, massacrados pelo braço opressor do poder romano durante três séculos.

Melhor história não poderia existir para movimentar o Núcleo de Teatro Anália Franco, da Fraternidade Peixotinho, que reúne os jovens e os trabalhadores de nossa casa espírita. Revelando a vida de Célia Lucius e todos os episódios históricos ao longo de sua notável trajetória, a peça teatral que vai ser exibida à platéia pernambucana constitui primorosa oportunidade de louvar e engrandecer o amplo testemunho cristão dessa figura hoje venerada como santa.

A difusão do Evangelho em sua feição genuína é uma das tarefas do Espiritismo, haja  vista que Jesus é, segundo a visão dos espíritos reveladores, o modelo e o guia para a humanidade. Dessa forma, o testemunho de fé e dedicação dos cristãos dos primeiros séculos é algo que deve ser sempre destacado nos ambientes onde se difunde e pratica a Doutrina Espírita. É, pois, com muita emoção que encaramos a encenação teatral que traz de volta a figura amorável de Célia Lucius. Os que vierem a assistir ao espetáculo serão surpreendidos por um trabalho que, a despeito do amadorismo do elenco, apresentará destaques primorosos, como o guarda-roupa de época e outros aspectos que evidenciarão o dedicado esforço das equipes de produção, divulgação e apresentação da peça.  

Humberto Vasconcelos

(Informação recebida em email de eventosespiritas@grupos.com.br; em nome de; Alexandra awtorres@hotmail.com)

 

 

Seminário com Ismael Batista da Silva no G.E. Auta de Souza

São Paulo

 

DIA: 18/09 – SÁBADO – SÃO PAULO

GRUPO ESPÍRITA AUTA DE SOUZA – Horário: 15.00 às 18.00

Rua Força Pública N. 268 –Carandirú

SEMINÁRIO: O PERFIL DO TRABALHADOR ESPÍRITA PARA O TERCEIRO MILÊNIO

 

 

 

Workshop com Wanderley Oliveira

Rio de Janeiro

 

(Informação recebida em email de eventosespiritas@grupos.com.br; em nome de; Alexandra awtorres@hotmail.com)

 

 

Curso Introdutório da AME-SP

São Paulo

 

 

A sétima aula do Curso Introdutório da AME-SP Será ministrada pelo médico especialista em medicina Chinesa e Comportamental Dr. Leandro Romani que falará sobre:

Saúde Integral e Integração Corpo Mente e Espírito

 – da Alma ao Corpo Físico: o papel das emoções no processo saúde-doença

                                                                                                       – Contribuições da Medicina e da Doutrina Espírita

                                                                                                       – Construção de uma abordagem terapêutica médico-espírita

 

A palestra acontecerá no dia 18(sábado) de setembro, às 19h30, na Seara Bendita Instituição Espírita (Rua Demóstenes, 834, Campo Belo, São Paulo-SP)

 

Confira abaixo o calendário das aulas:

 

20.02: A Missão do Médico-Espírita

– A construção da Saúde Integral

– O papel do médico-espírita na sociedade atual

– Os princípios da Associação Médico-Espírita

 

13.03: Pensamento e Vontade – Atributos do Ser Espiritual

– Criação Mental e as Formas-Pensamento

– Como utilizar essas ferramentas para o progresso espiritual?

– Bases da edificação da Saúde Integral e Cura do Espírito

 

17.04: Reencarnação – essencial para a compreensão da Saúde Integral

– Evidências Científicas da Reencarnação

– Contribuições da Física Quântica para a compreensão da Reencarnação

– Planejamento Reencarnatório – impactos na saúde e doença

 

16.05: Perispírito: de Kardec às pesquisas científicas atuais

– Introdução ao estudo dos corpos energéticos e centros de Força

– Propriedades do Perispírito e suas aplicações

– Evidências Experimentais e Pesquisas Científicas Atuais

 

12.06: Perispírito: mediador do Processo de Cura do Espírito

– O processo de adoecimento e terapias bioenergéticas

– Perispírito – papel no Processo Saúde e Doença

– Genética Perispiritual e Planejamento Reencarnatório

 

14.08: Mediunidade, Obsessão e Transtornos Psíquicos

-Diferenças entre Mediunidade e Transtornos Psíquicos

– Preconceitos, Medos e Excessos na abordagem na Casa Espírita

– Como abordar esse tema dentro da Casa Espírita? E no consultório?

 

 

18.09: Saúde Integral e Integração Corpo Mente e Espírito

– da Alma ao Corpo Físico: o papel das emoções no processo saúde-doença

– Contribuições da Medicina e da Doutrina Espírita

– Construção de uma abordagem terapêutica médico-espírita

 

16.10: Dilemas Éticos do Início da Vida

(Aborto, Células Tronco, Reprodução Assistida)

– Fisiologia da Reencarnação

– O que fazer em dilemas éticos no início da vida? Como Orientar?
– AME a Vida desde o início

 

07.11: Dilemas Éticos do Final da Vida

(Eutanásia x Distanásia x Ortotanásia x Cuidados Paliativos)

– Fisiologia da Desencarnação

– O que fazer em dilemas éticos no final da vida? Como Orientar?

– Abordagem da Espiritualidade em paciente na fase final da existência

 

 

 

 

PRINCIPAIS DÚVIDAS sobre o Curso Introdutório:

 

O que é o Curso Introdutório da AME-SP?

É o conjunto de nove palestras mensais gratuitas (realizadas por membros da AME-SP na Seara Bendita Instituição Espírita) sobre os Fundamentos do Paradigma Médico-Espírita.

 

Quem pode participar?

Qualquer pessoa que tenha interesse pelos temas abordados. Cada uma das palestras pode ser assistida isoladamente por quem se interessar. No entanto, o conjunto de todas as nove palestras é o que constitui o Curso Introdutório da AME-SP.

 

A que se destina?

A participação em 75% do Curso Introdutório da AME-SP será um dos pré-requisitos para aqueles que desejarem participar de um dos grupos de estudo da AME-SP.

 

É preciso efetuar inscrição?

Caso deseje realizar o Curso Introdutório completo é preciso que, na semana anterior a cada palestra, envie apenas o seu nome completo para o e-mail secretaria@amesaopaulo.org.br E que assine a lista de presença que será passada durante a palestra. Não é preciso realizar a inscrição caso o seu interesse seja pelas palestras individualmente.

 

Quando e onde o Curso Introdutório será realizado?

Todas as nove palestras do Curso Introdutório da AME-SP serão realizadas este ano, um sábado por mês, na Seara Bendita Instituição Espírita (conferir datas no calendário de palestras)

 

Ao chegar ao local da palestra, é necessário apresentar-me como participante do Curso Introdutório?

Não. É preciso apenas que assine a lista de presença que será passada durante a palestra para que sua participação fique registrada.

 

Ao encaminhar meu nome por e-mail antecipadamente terei meu lugar garantido?

Ao encaminhar seu nome por e-mail não há reserva de lugares, já que não há inscrições – apenas registro de presença. Portanto, pedimos a gentileza de chegarem ao local no horário marcado, pois a AME-SP e a Seara Bendita não poderão reservar lugares.

 

Em caso de dúvida, com quem devo entrar em contato?

Com a secretaria da AME-SP, de segunda a sexta-feira, das 09hàs17h, pelo email secretaria@amesaopaulo.org.br ou pelo telefone (11) 2574-8696.

 

(Informação em email da AME-SP)

 

 

Leia o Boletim Informativo da AME-SP

 

 

 

Acesse aqui: http://www.amesaopaulo.org.br/boletim.asp

 

 

Sábado. Programa Muitas Vidas

TV Santa Cecília. Santos, SP

 

Olá Amigos!

 

Neste sábado dia 18/09, às 11:00 horas, no Programa Muitas Vidas na TV Santa Cecilia,

 

o entrevistado será Claudete Gonçalves, com o tema “Conseqüência do Não”,

 

Como reagir diante de um “Não”?, Qual a visão diante de um não.

 

Tudo isso sábado dia  18 às 11 da manhã pela Santa Cecilia TV: canal 13

 

da NET e em UHF (antena) canal 52

 

O Programa Muitas Vidas agora está na internet pelo Santa Cecilia TV.

 

Acesse : santaceciliatv.com.br

 

ao abrir a página em que consta WEBTV,é só clicar em “assista ao vivo”

 

e a programação está no ar.

 

(Informação em email de jose daconceiçao deabreu zezinhoabreu@gmail.com)

 

 

Focalizando o Trabalhador Espírita

Marcelo Henrique Pereira

 

 

Marcelo Henrique Pereira

 

Entrevista para Ismael Gobbo ao

Notícias do Movimento Espírita

 

O entrevistado Marcelo Henrique Pereira reside na cidade de Florianópolis, no estado de Santa Catarina. É escritor, orador, e responsável por divulgações do movimento espírita através da  ABRADE e ADE-SC.  É casado e pai de dois filhos.

 

 

Marcelo, por favor, faça-nos a sua apresentação.

 

Sou Marcelo Henrique Pereira nascido em 1969 no Rio de Janeiro (RJ). Desde tenra idade, transferi-me  para Florianópolis (SC), onde reside até hoje. Sou casado com Júlia Cristiane e tenho dois filhos Krishna, de 12 anos e Lucca, de três meses.

 

Qual a sua formação acadêmica e profissional?

 

Sou  advogado, com pós-graduação em administração e auditoria, mestrado em ciência jurídica e curso, atualmente, doutorado em direito, na universidade católica de Santa Fé (República Argentina). Sou  perito ambiental e consultor de políticas públicas; auditor-fiscal de controle externo do tribunal de contas de Santa Catarina e, no movimento sindical do funcionalismo público, presido a Federação Nacional dos Servidores dos Tribunais de Contas do Brasil. Atuo no ambiente acadêmico, como professor de graduação e pós-graduação na área jurídica. Sou também jornalista e radialista.

 

Marcelo, você tem livros escritos?

 

Sim, sou autor de “Túnel de Relacionamentos – Adolescência e Sexualidade”, pela Editora EME, co-autor de “Alteridade: A diferença que soma”, pela Editora Inede/Abrade, e “Comentários ao Estatuto do Idoso”, pela Editora LTr.

 

Como conheceu o Espiritismo e desde quando é Espírita?

 

De formação católica, tornei-me espírita em 1981, após não obter respostas para dúvidas e ou inquietações com o pároco da igreja em que freqüentava. Busquei  próximo ao meu domicílio, uma instituição espírita, o Centro Espírita Tereza de Jesus, onde, nas palestras e estudos doutrinário e mediúnicos, pude encontrar as informações que buscava. Fiz minha primeira palestra espírita em 1983, aos treze anos de idade e passei a coordenar grupos de juventude em 1985.

 

O que acha do Movimento Espírita presentemente?

 

Importante, sempre, distinguir “movimento” de “doutrina/filosofia” espíritas. Os ensinamentos espiritistas representam um importante caminho para o auto-descobrimento, a melhoria da convivência interpessoal e a busca da felicidade individual e coletiva. Calcado nos ensinos de espíritos luminares no passado, presente e futuro, sob a perspectiva do consenso universal dos ensinos dos espíritos (CUEE), apresentado como baliza metodológica . O movimento é imperfeito, porquanto sujeito a idiossincrasias, visões parciais e o individualismo decorrente da ação de cada trabalhador, dirigente ou expositor. Quanto mais o indivíduo amadurece e se aperfeiçoa, melhor é o conjunto, no caso, o próprio movimento. Devemos encarar as “falhas”, os erros, os problemas como conjunturais, esforçando-nos por superá-los, tal como se deu em relação ao movimento “do passado”. As lutas de muitos companheiros, em épocas anteriores, para a democratização das idéias, a qualificação dos trabalhos, a especialização das atividades e, principalmente, para o respeito às diferenças, que são egressas do modo particular de cada um ver,  sentir, viver, desemboca nos dias atuais e o trabalho que empreendermos, hoje, será refletido em melhores condições no futuro. Neste sentido, cabe a pergunta: que “movimento” desejamos entregar aos que virão depois de nós?

 

Que nos diz do trabalho da ABRADE?

 

A ABRADE passa por um processo de readequação e reestruturação, natural a todo e qualquer agrupamento humano. As pessoas vêm e vão, guiadas por interesses e motivações e, também, em função do tempo que podem destinar às atividades. Há companheiros nossos que, além do trabalho junto às ADEs e à ABRADE, ainda tem afazeres em outras instituições, nas atividades administrativas, de estudo, exposição doutrinária, etc.. Também possuem compromissos ou vinculações profissionais, família e outras ocupações. Um adágio interessante é aquele: “se você quer uma tarefa bem-feita, destine-a a uma pessoa ocupada; ela saberá gerenciar o tempo”. Felizmente, o trabalho de divulgação é o que mais cresce em todo o Brasil, justamente por causa do desejo de informar aos outros “o que é o Espiritismo” e alcançar contingentes ainda maiores de pessoas que passam a conhecer melhor a Doutrina/Filosofia Espírita. O maior desafio, no entanto, é superar o amadorismo, por meio da profissionalização das atividades. Não queremos dizer, com isso, que somente “profissionais formados”, com diploma, sejam responsáveis pela divulgação. Senão seríamos uma instituição de jornalistas ou publicitários, por exemplo (lembremos que existiu a ABRAJEE, no passado, que congregava os jornalistas/escritores espíritas). Com o nome “divulgadores” o espectro é muito mais amplo, mas não significa um “balaio” onde caibam todos os “curiosos” ou meros “interessados”. Aliás, de “interessado” a “especialista” há um caminho que pode ser percorrido por cada pessoa, no sentido do seu próprio aperfeiçoamento, buscando os meios possíveis para sua formação/especialização. Tomemos como exemplo, as atividades, fóruns, painéis, cursos que são oferecidos por instituições espíritas sobre “comunicação e/ou divulgação”. Há, também, cursos promovidos por instituições educacionais. E há, ainda, o aprendizado “por tarefa”, quando a pessoa procura empreender alguma atividade no campo da divulgação, “fazendo”, isto é, observando ações similares (um jornal, um mural, um programa de rádio, um site – feito por outra instituição e outras pessoas) e procura “imitar”, adaptando-o às realidades locais. Iniciando a tarefa, continua a observar e buscar a superação de falhas e o progresso (natural) do processo. Na prática, busca especializar-se e, não-raro, alcança ótimos resultados.

 

De que forma os internautas podem participar?

 

A primeira forma de se inteirar e participar da ABRADE é por meio das listas de comunicação eletrônica que a instituição coordena e disponibiliza na internet (veja mais em http://www.abrade.com.br/site/index.php?pag=cat&show=16). Em algumas regiões do país, também, existem as associações locais – ADEs (municipais ou estaduais) de divulgadores, que podem ser procuradas pelos interessados que desejem participar mais ativamente do contexto organizacional da ABRADE (consulte http://www.abrade.com.br/site/index.php?pag=cat&show=12, para contatar a entidade mais próxima de você). A ABRADE, ainda, tem fomentado o surgimento de novas ADEs ou a formação de parcerias com instituições, para a difusão do conhecimento espiritista.

 

A Internet tem contribuído para divulgação do Espiritismo?

 

Sem dúvida alguma. Imagine a multiplicação pelo infinito dos meios de divulgação da doutrina. Contudo, como todas as coisas são “neutras” em sua origem, variando para o positivo/negativo sua utilização, devemos ter em conta que as ferramentas da internet podem ser utilizadas construtivamente ou não, em razão da natureza de quem as idealiza, coordena ou se responsabiliza. Usando um jargão publicitário, “o mercado faz suas leis” e, também no âmbito da divulgação espírita, os “bons produtos” (isto é, as ferramentas oportunas e adequadas, bem-feitas) prevalecem sobre os demais. Por meio da internet, o acesso à informação, além de extremamente mais fácil e rápido, democratiza o acesso, já que o Estado tem proporcionado ações de disponibilização dos recursos tecnológicos em ambientes públicos (escolas, terminais rodoviários e aeroviários e repartições públicas), possibilitando aos que não têm equipamentos/redes em seus domicílios, o manuseio dos mesmos e o alcance das informações de que necessitam.

 

Como especialista em Direito e Espírita qual o paralelo que faz entre o Direito e o Espiritismo? 

 

Penso que cada profissional deve aproveitar a sua área de atividade/formação para “linkar” o conhecimento espírita com o profissional. Especialmente no cenário jurídico, não vejo como o operador jurídico com formação espírita possa ficar distanciado da Sociedade. O progresso das coletividades como reflexo do avanço individual materializa, na forma da legislação, avanços consideráveis. Neste sentido, o indivíduo que tenha conhecimentos espirituais pode contribuir para o surgimento de melhores cenários. O jurista espírita, assim, deve ser um indivíduo comprometido com a construção de um mundo melhor, aliando teoria e prática, fazendo o melhor que esteja ao seu alcance.

 

O advogado espírita pode defender uma pessoa criminosa sem ferir os seus princípios doutrinários? Defenderia o cliente dizendo-o inocente mesmo sabendo ser culpado?

 

Há um princípio jurídico vigente entre os povos civilizados e democráticos que é o da ampla defesa, o que significa que a todo acusado, em qualquer processo, devem ser facultados os meios amplos de sua defesa. Também, em âmbito processual é assegurado o contraditório, ou seja, a cada acusação é necessária a defesa correspondente. Entendo que, na vida como um todo, não há como dissociar o conteúdo/componente espírita. Ou somos espíritas, plenamente e em todas as situações e circunstâncias da vida, ou não somos (remontando às orientações do homem Jesus, “seja o seu falar sim, sim e não, não”). Assim sendo, profissionalmente, o espírita deve utilizar os princípios e balizas egressos da filosofia espiritista para direcionar sua atuação/conduta. Efetivamente, no dito popular, há a costumeira distinção entre culpado/inocente ou errado/certo e, neste particular, entende-se que um criminoso “confesso” não possa ser “defendido”, muito menos por um espírita. Creio que, como advogado, se me fosse concedida a oportunidade de atuar na defesa de um criminoso real, eu procuraria buscar, com minha atuação, o melhor enquadramento jurídico para a situação concreta, inclusive na definição da pena aplicável. Evidentemente, teria que, no contato com o réu, saber a verdade (ou, pelo menos aquilo que o cliente diz como verdade), sopesando seu depoimento com as demais provas admitidas no processo para, primeiro, me convencer da forma de defesa do cliente, de modo profissional e ético.

 

A que Casa Espírita está vinculado presentemente e as atividades que nela desenvolve?

 

Em termos de instituições espíritas, atuo no âmbito da comunicação social espírita, como assessor administrativo (gestor) da ABRADE e presidente da associação dos divulgadores do espiritismo de Santa Catarina (ADE-SC). Coordeno, como Editor-Chefe, desde 1987, a Revista Espírita HARMONIA, o periódico mais antigo em circulação em terras catarinenses. Presido, também, o Conselho de Gestão (órgão colegiado com sete membros), responsável pela administração do centro cultural espírita Herculano Pires, na cidade de São José (SC).

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *